Breaking News

Uma curiosidade sobre o mar: Porque a água é Salgada

É quase certo que já se perguntou qual a razão de a água do mar ser salgada, certo? Pois bem, neste artigo iremos explicar porque tal acontece, de forma a matar mais uma curiosidade!
Durante milhares de anos, a erosão da chuva, do vento, do mar e dos caudais do rio faz com que aconteça um desgaste das rochas, fazendo com que a grande quantidade de sais minerais, que as constituem, tenham desaparecido.
Por sua vez, os rios ao percorrem os continentes trazem consigo átomos e moléculas de cloro e de sódio que ao se deslocarem para o mar, acabam por se alojar nas rochas. Por outro lado, a chuva também é responsável por dissolver os sais minerais da superfície terrestre e levá-los para o mar, fazendo com que aumente a concentração de sal na água. Assim sendo, o sal acumula-se nos oceanos devido ao processo de evaporação da água, ou seja, aquando do processo cíclico de transporte de sais minerais para o mar e posterior evaporação das águas, o sal acaba por se ir acumulando.
Como o sal não desaparece na água, apenas fica dissolvido, começa a acumular-se no mar. A repetição desse processo, ao longo de centenas de milhões de anos, fez com que o mar se tornasse salgado, tal como o conhecemos nos dias de hoje.


Composição do mar

A verdade é que o cloreto de sódio – composição química do vulgar sal de cozinha – não é a é a única substância que encontramos dissolvida no mar, apesar de ser a mais abundante, daí o forte sabor a salgado. Por isso, para além do sal, podemos ainda encontrar substâncias tão diversas como o cloreto de magnésio, bicarbonato de cálcio, sulfato de magnésio, sulfato de cálcio e cloreto de potássio.



Águas com maior densidade de sal

O Grande Lago Salgado de Utah, nos Estados Unidos, e o Mar Morto, no Médio Oriente, ao apresentarem grandes concentrações de sal, permitem que as pessoas flutuem na água.
Fazendo uma comparação com a concentração média de sal nestas águas e nos restantes oceanos, podemos dizer, que em 100 ml de água encontramos cerca de 3 gramas de sal. Já no Grande Lago Salgado de Utah e no Mar Morto, esses mesmos 100 ml concentram entre 30 a 35 gramas de sal, ou seja, têm dez vezes mais concentração salina.
Em contraste com esta realidade temos o Mar Báltico, no norte da Europa, que ao apresentar uma baixa concentração de sal, chega a ficar congelado durante o inverno.

Curiosidades sobre o sal da água do mar

- Se o sal fosse retirado do mar e espalhado sobre a Terra obteríamos uma camada com cerca de 150 metro de espessura e uma altura que poderia equivaler a um prédio de 40 andares.
- Em 28 litros de água do mar, poderíamos retirar cerca de 2 quilos de sal.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.