Breaking News

Comece o ano deixando a conta bancária no azul

Que delícia seria começar o ano sem dívidas, com a conta sempre no azul... mas você não entende como o dinheiro sempre some da sua conta. Saiba que controlar os gastos é a única forma de sair do vermelho. Por isso, se sobram planos e faltam recursos, é  hora de colocar a mão na massa e começar a acompanhar de perto o seu dinheiro.

E não existe forma melhor de começar do que com uma planilha. Comece a anotar todos os seus gastos, sejam eles fixos (telefone, carro, mercado, academia, entre outros) ou não (shows, viagens, compras, entre outros). Na dúvida, chute sempre para mais. Anote também o que você ganha mensalmente. Não se preocupe em traçar uma estratégia logo de cara. Por enquanto, as anotações vão te ajudar a entender de onde vem e para onde vai o seu dinheiro.

De olho nos gastos e ganhos, aí sim você pode começar a planejar. Divida a sua renda entre suas necessidades, lembrando sempre de guardar um pouco para sua poupança ou para investimentos. Seja fiel aos seus planos sempre: qualquer gasto adicional ou inesperado deve ser compensado nos meses seguintes, para manter o equilíbrio nas suas contas.

Fique atenta também ao que você está comprando. Dê preferência sempre ao que vai valorizar com o tempo, como os imóveis ou um negócio próprio. Ao invés de guardar dinheiro para comprar o carro do ano, que tal considerar um investimento para ajudá-la a comprar um apartamento perto do trabalho?

Mude suas atitudes aos poucos. Uma boa dica é analisar por que você quer dinheiro. Embora ele não compre felicidade, ele pode viabilizar planos que a farão feliz. Escolha seus planos sabiamente. Ao invés de guardar dinheiro para uma bolsa caríssima, você pode usar essa mesma quantia para uma viagem de final de semana ou para aquele curso que você sempre quis fazer.

Claro, nenhuma de nós resiste a um sapato novo ou um dia de princesa no salão; apenas evite tornar essas suas únicas prioridades. Investir é diferente de gastar: quando você investe seu dinheiro, pode esperar um retorno maior e mais duradouro. Um vestido novo pode deixá-la feliz por uma noite. Saber fazer sushi é para sempre. Que tal trocar a peça por um curso rápido?

Sentiu aquela preguiça de colocar tudo isso em prática? Nós temos uma dica: teste os novos hábitos por 21 dias. Esse é o tempo que levamos para adotar novas atitudes. Ao final, cuidar das finanças vai ser automático para você.
fonte: pop.com.br

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.