Breaking News

NASA descobre que Antártida está ganhando gelo, não perdendo

Um novo estudo divulgado pelo laboratório de pesquisas espaciais Goddard Space Center, da NASA, revelou que a camada de gelo da Antártida está engrossando o suficiente para compensar as perdas de gelo que ocorrem atualmente, devido ao aquecimento global. O derretimento das calotas polares é um indicativo poderoso da mudança climática provocada pelo efeito estufa. Mas, agora, é importante analisar se estas novas condições não contradizem as teorias levantas até o momento.
A pesquisa realizada pela NASA foi com base na análise de dados de satélites, referentes aos anos de 2003 a 2008. Com isso, descobriu-se que houve um ganho líquido de 82 bilhões de toneladas de gelo por ano, durante este período de tempo. Contudo, o valor ainda é menor do que o percebido entre os anos 1992 e 2001, que chegou a 112 bilhões de toneladas por ano.
O glaciologista Jay Zawally explica que esta taxa de acumulação de gelo na Antártida oriental vem ocorrendo nos últimos 10 mil anos, e ainda compensa as perdas de geleiras na costa ocidental. No entanto, estesresultados contradizem um relatório produzido em 2013 pelo Painel Intergovernamental sobre as Alterações Climáticas (IPCC, sigla em inglês), que indicava um prejuízo líquido de 147 bilhões de toneladas de gelo da Antártida entre os anos 2002 e 2011.


De acordo com o especialista Ben Smith, da Universidade de Washington, estes novos resultados mostram o quão difícil é determinar pequenas alterações na altura do gelo somente com os dados fornecidos por satélite.
“Fazer altimetria com precisão para áreas muito grandes é extraordinariamente complicado. Este processo ainda está muito além da compreensão humana”, disse Smith.
Ainda existem muitos desafios científicos para se descobrir o que está realmente acontecendo no continente gelado, e no que os fenômenos que acontecem lá alteram o ambiente em escala global. Ao que parece, estas discussões não vão acabar tão cedo.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.