Cinema brasileiro bate recorde de estreias em 2013
O cinema brasileiro tem muito a comemorar. Esta é a opinião da Agência Nacional de Cinema (Ancine) que divulgou os primeiros números da sétima arte no país em 2013, embora os dados só sejam consolidados em março de 2014. Até o final deste ano, 120 filmes terão estreado no país, um número inédito nos últimos 30 anos. Desde 1986, o número de lançamentos nacionais nos cinemas não superava uma centena.
Os filmes brasileiros foram responsáveis pela venda de 25,3 milhões de ingressos, gerando uma renda próxima aos R$ 270 milhões. Projeções indicam que o ano deve fechar com um total próximo aos 27,5 milhões de espectadores para os filmes brasileiros, cerca de 2 milhões a mais do que o recorde histórico, alcançado em 2010. Uma rápida análise do mercado cinematográfico brasileiro mostra que se 2010 o crédito foi todo do filme “Tropa de Elite 2”, em 2013 o sucesso foi melhor distribuído, com nove filmes ultrapassando a marca de um milhão de espectadores e 21 superando os 100 mil ingressos vendidos.
É o gênero comédia que está impulsionando o mercado, aumentando o market share do filme nacional de 10,62%, em 2012, para 18,3% este ano. Outro dado relevante é o crescimento no número de salas de exibição. O crescimento foi de 8%, indo de 1.817 para 2.730 salas no país.
As cinco maiores bilheterias entre janeiro e novembro de 2013 foram: "Minha Mãe é uma Peça", de André Pellenz, com 4,6 milhões de ingressos vendidos; "De Pernas pro Ar 2", de Roberto Santucci, lançado na última semana de 2012, com 4,2 milhões ingressos vendidos; "Meu Passado me Condena", de Julia Rezende, com 2,9 milhões de ingressos vendidos; "Vai que dá Certo", de Maurício Farias, com 2,7 milhões de ingressos vendidos; e "Somos Tão Jovens", de Antonio Carlos da Fontoura, com 1,7 milhões de ingressos vendidos. (pop.com.br)
Os filmes brasileiros foram responsáveis pela venda de 25,3 milhões de ingressos, gerando uma renda próxima aos R$ 270 milhões. Projeções indicam que o ano deve fechar com um total próximo aos 27,5 milhões de espectadores para os filmes brasileiros, cerca de 2 milhões a mais do que o recorde histórico, alcançado em 2010. Uma rápida análise do mercado cinematográfico brasileiro mostra que se 2010 o crédito foi todo do filme “Tropa de Elite 2”, em 2013 o sucesso foi melhor distribuído, com nove filmes ultrapassando a marca de um milhão de espectadores e 21 superando os 100 mil ingressos vendidos.
É o gênero comédia que está impulsionando o mercado, aumentando o market share do filme nacional de 10,62%, em 2012, para 18,3% este ano. Outro dado relevante é o crescimento no número de salas de exibição. O crescimento foi de 8%, indo de 1.817 para 2.730 salas no país.
As cinco maiores bilheterias entre janeiro e novembro de 2013 foram: "Minha Mãe é uma Peça", de André Pellenz, com 4,6 milhões de ingressos vendidos; "De Pernas pro Ar 2", de Roberto Santucci, lançado na última semana de 2012, com 4,2 milhões ingressos vendidos; "Meu Passado me Condena", de Julia Rezende, com 2,9 milhões de ingressos vendidos; "Vai que dá Certo", de Maurício Farias, com 2,7 milhões de ingressos vendidos; e "Somos Tão Jovens", de Antonio Carlos da Fontoura, com 1,7 milhões de ingressos vendidos. (pop.com.br)
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