Asteroide 2012 DA14 passa a menos de 30 mil km da Terra
O asteroide 2012 DA14, de 46 metros de diâmetro, passou na tarde de hoje a 27.357 km da Terra. Foi a menor distância já verificada entre o planeta e um corpo celeste deste tamanho.
Às 17h30 de hoje, horário de Brasília, o DA14 passou acima da ilha indonésia de Sumatra, no Oceano Índico. Na Austrália o rastro deixado pelo asteroide pôde ser observado com telescópios e binóculos.
A agência espacial norte-americana (Nasa), acompanhou o fenômeno em tempo real e transmitiu pela internet imagens captadas em um observatório na Austrália. O satélite deve ser composto de rocha, em sua maioria.
Em sua passagem próximo à Terra, o asteroide chegou a ficar mais próximo do que satélites artificiais de comunicação e metereologia que orbitam o planeta. No entanto não houve risco de colisão, pois os satélites ficam longe do local pelo qual o DA14 passou.
Segundo cientistas, não há relação entre o fenômeno e o meteoro que caiu nesta sexta-feira, 15, na Rússia. O ocorrido deixou 985 pessoas feridas na cidade de Chelyanbinsk.
Da Redação: pop.com.br
Nenhum comentário: